terça-feira, 5 de agosto de 2008

Queijos, pipas e marketing pessoal.

Quais serão nossas representações ideias? Bem quando construímos uma representação sobre alguém, sim esta imagem ideal, repleta de valores morais, seria uma tentativa de identificação? Classifico o outro e assim me reconheço, ser representado não é lá algo muito grato, quem é representado não possuí a possibilidade de se apresentar, redundante? Talvez, mas como questionar a representação por exemplo do padrão atual à respeito do sucesso, o que seria o sucesso, sem usar o cliché do dinheiro, o que mais? Ter uma família?bem não sei, filhos?quem sabe, resolvi eleger o "emprego" claro muito bem remunerado. A representação sobre o trabalho ideal ronda o imaginário moderno de maneira a ditar chavões que ao serem seguidos, juram os grandes profissionais do marketing é sucesso certo. Esta representação que estou falando é a do marketing pessoal, EMPREENDEDORISMO, EMPREGABILIDADE, metas, inovação, QUALIFICAÇÃO, todo um conjunto que responsabiliza o trabalhador por ser quem sabe um futuro desempregado, afinal temos que nos manter atualizados... Escreve-se livros (auto-ajuda) para nos orientar como construir uma carreira de sucesso, através do trabalho, que sempre faltou e sempre irá faltar, o desempregado surgiu junto com a prostituição(perdão leitor fui infeliz), hoje a justificativa da falta de iniciativa e preparo reforça as relações no mundo do desemprego. Estas representações diria Marilena Chauí um grande discurso ideológico culmina finalmente em um sentimento de culpabilidade imenso, que faz com que no final do meu dia, no final do meu ano letivo e no final de perguntas frequentes(ufa) pense eu "por que? por que Deus meu ciências sociais? Claro tenho meus ideiáis que 99% da população mundial não compreende e não irá me dar essa colher de chá, mas aí posso retrucar ué vou trabalhar em uma agência de propaganda....psiuuu fique quieta na academia vão te crucificar(será que podem excluir meu lattes?) Bem mas o que sonhei durante a graduação? Claro não vou me realizar assim. O que se faz com uma representação de ideal, sonho fora do esperado? Jogo com minhas estratégias(assim ensinou Bordieu), sem crise ainda consigo passar léguas de algumas palavras que deveriam "ajudar" em minha busca profissional...Não me interessa quem furou a pipa e empinou meu queijo...seja lá como for....

Nenhum comentário: