terça-feira, 17 de março de 2009

8 de Março

Dia 8 de Março é o dia Internacional da Mulher, procurando na net há muitas historias sobre a fundação desta data, desde um massacre onde mulheres morreram queimadas em uma fabrica após entrarem em greve, ou uma data em 1975 em que a ONU decide homenagear as mulheres do mundo todo. Como anda a situação atual da mulher? Somos discriminadas? O resultado da enquete
feita aqui no blog revelou-se de certa forma "ponderado" um pouco dividido os leitores responderam assim a seguinte questão:

A mulher pós-moderna sofre discriminação?

Não 8%

Sim 33%

Depende de sua classe social 33%

Os "direitos" são iguais 25%

Está claro que pesquisas estatísticas revelam pouco sobre problemas sociais e as subjetividades desta questão. A mulher pós moderna sofre discriminação? Temos direito a votar, ao divorcio, ao trabalho assalariado, escolher casar ou não, aposentadoria, uma delegacia só para mulheres, creches, métodos contraceptivos de nossa escolha e finalmente um item muito mencionado esta semana nos noticiários "a maquina de lavar". Isto mesmo em mais uma declaração infeliz uma historiadora da igreja católica mencionou a maquina de lavar como uma das maiores conquistas femininas a frente da pílula anticoncepcional. Bem começaremos por esta declaração tratada pelos meios de comunicação com humor, repito a mulher atual é discriminada? Novamente um caso muito mencionado na tv esta semana sobre a menor que sofreu estupro do padrasto e teve o direito por lei ao aborto, os médicos que realizaram o aborto juntamente com a "criança" foram excomungados pela Igreja católica, novamente a mulher sofre preconceito por sua classe social?

Os casos de HIV entre mulheres e homens estão em termos numéricos iguais, a contaminação de ambos os sexos se igualou, muitas mulheres casadas estão contraindo o vírus, a mulher é livre de todos preconceitos? Não há creches disponíveis para maior parte da população, a discriminação depende de classe social? Cresce o numero de mulheres que criam seus filhos sozinhas somos capazes de trabalharmos e mantermos nossas famílias mas estamos em pé de igualdade? Este dia deixou em mim estas reflexões latentes cada um formule suas conclusões de acordo com seu sexo, cultura e religião.

Após ler estas frases que aparentemente caíram no cliché da repetição pude concluir que a discriminação da mulher pode depender e muito de sua classe social, raça e religião, porém ainda tenho uma grande duvida o preconceito de regras morais, desvantagem salarial, discriminação sexual devem ser tratados por uma questão de género? classe? raça? Ou todas são questões a serem consideradas mas que afetam homens também? Este tópico estará em constante edição, alguém se habilita a responder tantas questões?




Nenhum comentário: