quarta-feira, 21 de maio de 2008

Presente/Futuro

Ontem reunidos em sala decidindo os nomes para nossa colação de grau, toda a cerimonia que envolve o termino do curso universitário, pensei : "Esta acabando", me impressiona como não tenho o controle da sensação da passagem do tempo, não sei se sou fruto da alienação, termo que discutimos muito ao longo do curso, talvez a quantidade de informação e a necessidade da assimilação ligeira, fez da minha vida ao longo desses quatro anos uma passagem pela lógica racional que ao passar das horas, dias e meses foi tragada pela necessidade da constante reflexão do conteúdo.
Outra palavra que habita o campo universitário, uma preocupação constante: O curso possui conteúdo adequado? Qual conteúdo da prova? Tenho conteúdo Dios mio o que é conteúdo? Estar cheio de informações? O que fazer com tantas reflexões, lidas nos textos, refletidas sobre os textos, refletidas em textos elaborados em sala, refletidas todas as reflexões na pratica cotidiana. Bem talvez o maior receio no final é a verdadeira avaliação que faremos, não sobre a carreira académica ou um bom emprego, mas o que foi apreendido? O que permaneceu em sua mente, você é um cientista social? Vejo que as reflexões irão perseguir a todos ao longo do caminho (...) uma constante que não dará sossego, talvez tudo que foi lido e dito se transforme em uma bênção ou maldição, Dios mio minha cabeça dói(...) É a escolha resta assumi-la, VAMOS EM FRENTE(...)

Vinte Anos Blues

Hoje de manhã quando acordei
Olhei a vida e me espantei
Eu tenho mais e vinte anos
Eu tenho mais de mil perguntas sem respostas
Estou ligado num futuro blue
Os meus pais nas minhas costas
As raízes na marquise
Eu tenho mais de vinte muros
O sangue jorra pelos furos
Pelas veias de um jornal
Eu não te quero, eu te quero mal
Essa calma que inventei bem sei
Custou as contas que contei
Eu tenho mais de vinte anos
Eu quero as cores e os colírios, Meus delírios
Estou ligado num futuro blue.
(Composição: Suely Costa/ Victor Martins)

3 comentários:

Henrique disse...

a gente sai duma graduação sem ser cientista social, não somos nada, somos crianças começando a andar, e o caminho é amplo. Essas perguntas o tempo vai nos responder.

Henrique disse...

a gente sai duma graduação sem ser cientista social, não somos nada, somos crianças começando a andar, e o caminho é amplo. Essas perguntas o tempo vai nos responder, Espero!

Mariana Amália disse...

Henrique acho que essas inquietações nos perseguirão sempre(...) Resta a busca constante do conhecimento e pratica da nossa profissão, mas creio que muito da ciêcia social já esta internalizado na nossa vida. Sigo em frente(...)